O Mar Morto, partilhado entre a Jordânia e Israel, é conhecido pela percentagem de salinidade que contém, 34%, o que permite boiar sem qualquer esforço. O grupo ambientalista EcoPeace Middle East defende que o nível da água cai cerca de um metro por ano.
Como a redução da quantidade de água tem acontecido a um ritmo significativo, o comediante jordano Nabil Sawalha, entrou na água e deixou-se flutuar.
O conhecido dramaturgo, diretor e ator lamentou a situação que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos 15 anos, dizendo que "Em nenhum lugar do mundo nos podemos simplesmente sentar na água e sentirmo-nos relaxados e felizes", disse Sawalha.
O número de turistas que visitam a Jordânia tem também vindo a diminuir, o que se agravou com a pandemia. Segundo a Organização Mundial de Turismo da ONU, no ano de 2020, a receita do turismo teve uma queda de 76% em relação ao ano anterior.
De acordo com a CNN, os minerais do Mar Morto são altamente valorizados pelas suas propriedades terapêuticas e, a sua extração contribui ainda mais para o encolhimento do mar.
Leia Também: AHRESP pede mais apoios ao turismo e restauração porque maioria acabou