Pelo menos três pessoas morreram e 15 ficaram feridas numa explosão numa mesquita de Nangarhar, no Afeganistão. A informação foi avançada pela agência AFP.
A explosão aconteceu no distrito de Spin Ghar, um foco do Estado Islâmico desde que os talibã tomaram o país, em agosto - mas nenhum grupo reivindicou o ataque até ao momento.
“Posso confirmar uma explosão durante a missa desta sexta-feira dentro de uma mesquita no distrito de Spin Ghar. Há mortos e feridos”, disse um oficial taliban à AFP.
Walli Mohammed, ativista local, adiantou ainda que uma bomba estaria escondida numa coluna perto do imame. Quando se ligaram as colunas para tocar o azaan, que determina o início do ritual de reza, a bomba terá rebentado, acrescentou.
"Até agora, três pessoas morreram e 15 ficaram feridas", disse um médico do hospital local à agência francesa.
O braço afegão do Estado Islâmico, Estado Islâmico da Província de Khorosan (EI-K), tem reivindicado uma série de ataques no Afeganistão desde a tomada do país pelos taliban, os seus principais rivais pelas diferenças ideológicas apesar de serem ambos de fação sunita, defendendo uma 'jihad' global.
Foi o caso do ataque no Hospital Militar Nacional de Cabul, que matou pelo menos 19 pessoas e feriu mais de 50. Além disso, mais de 120 pessoas morreram em ataques do grupo nas últimas semanas em duas mesquitas frequentadas pela comunidade hazara, uma minoria xiita.
[Notícia atualizada às 12h03]
Leia Também: "Soldados fantasma" do exército afegão prejudicaram luta contra talibãs