Os Países Baixos vão voltar a um confinamento parcial e é já a partir deste sábado. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do país, Mark Rutte, numa conferência de imprensa, esta sexta-feira. As regras estarão em vigor durante três semanas.
"Esta noite trazemos uma mensagem muito desagradável com medidas muito desagradáveis e de longo alcance", disse Rutte, citado pela Reuters. “O vírus está em todo o lado e é preciso ser combatido em todo o lado”, acrescentou.
O governo ordenou assim que os restaurantes e as lojas fechassem mais cedo, bem como os supermercados e o comércio não essencial. Estão também proibidos os espetadores em grandes eventos desportivos. Tudo isto num esforço para conter o rápido aumento de casos de Covid-19 que se tem vindo a registar no país.
As medidas de distanciamento social serão reimpostas, como o número de visitantes recomendados voltar a ser não mais do que quatro em cada casa. O chefe de governo disse ainda que estão a explorar formas de limitar o acesso às pessoas que não foram vacinadas após o confinamento parcial agora imposto.
Leia Também: Casos na Holanda disparam. Holandeses enfrentam confinamento de 3 semanas