Japão anuncia novo plano de relançamento de 430 mil milhões de euros

O Japão vai adotar um pacote de estímulos no valor recorde de 56 triliões de ienes (430 mil milhões de euros) para apoiar a recuperação económica da terceira economia mundial, anunciou hoje o Governo nipónico.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/11/2021 07:27 ‧ 19/11/2021 por Lusa

Mundo

Fumio Kishida

O plano, que deverá ser aprovado pelo Governo durante o dia, "é suficiente para tranquilizar o povo japonês e dar-lhe esperança", disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, às estações de televisão do Japão.

O pacote de estímulos, o primeiro no Japão desde finais de 2020 e o terceiro desde o início da pandemia da covid-19, é de 70% de despesas orçamentais, investimento e empréstimos comerciais.

Também inclui fundos que tinham sido reservados para pacotes de ajuda anteriores, mas por utilizar até agora.

As autoridades vão atribuir um apoio individual de 100 mil ienes (cerca de 770 euros) para jovens com idade igual ou inferior a 18 anos e pessoas em situações precárias, noticiaram os meios de comunicação japoneses.

"Conseguimos reunir medidas económicas que ajudarão a reabrir a sociedade", disse Kishida.

O governo também planeia restabelecer um programa de subsídios ao turismo interno no início de 2022, suspenso desde finais de 2020 devido ao ressurgimento da covid-19.

Esta medida deverá também apoiar o consumo e a área da hotelaria, muito afetados pela pandemia e pelas restrições fronteiriças, que continuam a impedir a entrada no país de turistas estrangeiros.

Está também prevista uma ajuda financeira às pequenas e médias empresas (PME) atingidas pela crise.

O impacto da covid-19 e da escassez global da oferta na indústria resultou numa quebra do produto interno bruto (PIB) do Japão no terceiro trimestre, menos 0,8% comparativamente ao segundo trimestre, de acordo com os números preliminares divulgados na segunda-feira.

As autoridades disseram prever uma forte recuperação no quarto trimestre, devido à melhoria da situação sanitária no país desde setembro, ligada a uma elevada taxa de vacinação: mais de 75% da população japonesa já recebeu as duas injeções contra a covid-19.

Leia Também: Primeiro-ministro japonês novamente investido no cargo pelo parlamento

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas