Ex-chanceler da Áustria Sebastian Kurz anuncia saída da vida política

O ex-chanceler conservador austríaco Sebastian Kurz, que se demitiu do cargo a 9 de outubro por ser alvo de acusações de corrupção, anunciou hoje a sua saída da vida política, alegando querer dedicar-se mais à família.

Notícia

© Reuters

Lusa
02/12/2021 12:52 ‧ 02/12/2021 por Lusa

Mundo

Sebastian Kurz

 

"dummyPub">

"Hoje abre-se um novo capítulo da minha vida", afirmou Sebastian Kurz, em conferência de imprensa realizada em Viena, justificando a decisão com o nascimento recente do seu primeiro filho.

O ex-chanceler, 35 anos, disse que sempre fez o seu melhor para "levar a bela Áustria para a direção certa", mas reconheceu ter cometido alguns erros durante os seus 10 anos de carreira.

"Não sou santo, nem criminoso", sublinhou, no entanto.

"Sou um ser humano com pontos fortes e fracos", disse, acrescentando estar ansioso por poder defender-se em tribunal das acusações de corrupção.

Kurz renunciou ao cargo de chanceler em outubro, depois da procuradoria da Justiça austríaca ter anunciado que era um dos alvos de uma investigação de suspeita de subornos e abuso de confiança. O ex-chanceler nega ter cometido qualquer crime.

Os parceiros minoritários da coligação governamental, os ecologistas Verdes, exigiram a sua substituição, tendo Kurz sido substituído pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros Alexander Schallenberg.

Kurz e os seus parceiros são acusados de garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e artigos favoráveis na imprensa pagos com dinheiro público.

Kurz tornou-se líder do Partido do Povo Austríaco e logo de seguida chanceler em 2017.

A imprensa austríaca informou que o ministro do Interior, Karl Nehammer, poderá substituir Kurz como líder do partido conservador e potencialmente suceder a Schallenberg como chanceler.

Leia Também: Alexander Schallenber tomou posse como novo chanceler austríaco

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas