Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

AO MINUTO: Reino Unido com 122 mil novos casos; Por cá há novo máximo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Reino Unido com 122 mil novos casos; Por cá há novo máximo
Notícias ao Minuto

08:18 - 24/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Houve mais de 95 mil pessoas vacinadas nas últimas horas contra a Covid-19 e contra a gripe, indica o mais recente relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A DGS anunciou também, na quinta-feira, que recomenda a partir de agora a administração de uma dose de reforço da vacina a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

No âmbito das medidas para mitigar o impacto da pandemia, o Governo proibiu a suspensão do fornecimento de serviços essenciais, como água, luz, gás e telecomunicações, até março.

Portugal voltou à ‘lista vermelha’ da Alemanha, sendo considerado um país de alto risco de infeção. A medida entrará em vigor a 25 de dezembro, implicando a obrigatoriedade de uma quarentena de 10 dias para quem chegue à Alemanha vindo de Portugal, bem como da apresentação de um teste PCR. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

18h00 -  Este registo encerra hoje mais cedo. Amanhã voltaremos à mesma hora para o deixar a par de todas as novidades em relação à pandemia da Covid-19, em Portugal e no mundo. Por agora, resta-nos desejar-lhe um Feliz Natal!

17h40 - Reino Unido bate recorde de infeções com mais de 122 mil novos casos

Esta sexta-feira, o Reino Unido bateu o recorde de casos diários pelo terceiro dia consecutivo, alcançando 122.186 infeções. O valor representa um aumento de 2%, quando comparado com os 119.789 casos detetados ontem.

17h28 - Só 37 mil foram vacinar-se contra a Covid e gripe nas últimas 24 horas

Números das últimas 24 horas ficam abaixo dos valores dos últimos dias, já que ontem os centros de vacinação estiveram dedicados, quase em exclusivo, à Casa Aberta para pessoas com 65 ou mais anos.

17h18 - Presidente do Governo dos Açores alerta para importância da testagem

O presidente do Governo dos Açores alertou hoje para a importância da testagem ao vírus SARS-CoV-2, apesar de a Região estar "num patamar muito menos denso e grave" quanto à pandemia.

17h00 - Portugal com 151 concelhos acima de risco muito elevado de infeção

Portugal tem hoje 151 concelhos em risco muito elevado e extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, mais 18 do que na semana anterior, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

16h22 - EUA levantam restrições a oito países africanos a 31 de dezembro

Os Estados Unidos da América vão levantar a 31 de dezembro as restrições impostas a oito países africanos, entre os quais Moçambique, após o surgimento da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, anunciou hoje a Casa Branca.

15h41 - Incidência de infeções e Rt sobem a nível nacional
 
A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou hoje a aumentar a nível nacional, passando para 630,8 casos por 100 mil habitantes, e o índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1,11, segundo os dados oficiais de hoje. De acordo com o boletim sobre a pandemia em Portugal divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em termos nacionais, a taxa de incidência passou, desde quarta-feira, de 579,3 casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias para os atuais 630,8.

14h33 - Portugal contabiliza quase 13 mil novos casos de Covid-19

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 11 mortes e 12.943 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, o país já registou 1.266.037 casos e 18.851 óbitos associados ao vírus. A incidência de infeções com o vírus voltou a aumentar, ultrapassando agora os 600 casos por 100 mil habitantes. 

14h10 - Rui Rio em isolamento profilático até ao final da próxima semana
 
O presidente do PSD, Rui Rio, encontra-se em isolamento profilático depois de ter tido um "contacto de risco no agregado familiar", mas está sem sintomas de covid-19, informou hoje o partido. Através de uma nota enviada à Lusa, o PSD indica que o líder "encontra-se neste momento em isolamento profilático, depois de ter tido um contacto de risco no agregado familiar" com uma pessoa com covid-19. 

13h54 - Moçambique adere a plataforma para verificação da autenticidade de testes

Moçambique aderiu à plataforma digital africana que permite a verificação da autenticidade dos resultados dos testes PCR do novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde. "Esta plataforma visa garantir a segurança e qualidade dos laudos de testagem da SARS-CoV-2 no nosso continente", disse o ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago, durante o lançamento da plataforma "Trusted Travel" no país, na quinta-feira, em Maputo.

13h04 - Coreia do Sul anuncia teste PCR que identifica rapidamente variantes
 
A Coreia do Sul anunciou hoje o desenvolvimento de um teste PCR capaz de detetar a presença do SARS-CoV-2 e também de identificar rapidamente qual das cinco principais variantes conhecidas se trata, inclusivamente a recentemente descoberta variante Ómicron. A Agência para o Controlo e Prevenção da Enfermidades Infecciosas da Coreia (KDCA) informou hoje o desenvolvimento deste teste, o que converte este país asiático no primeiro do mundo a ser capaz de detetar num só teste as cinco variantes mais comuns: Alfa, Beta, Gamma, Delta e Ómicron.

12h55 -  Burnley-Everton do 'Boxing Day' também foi adiado

O Burnley comunicou nesta sexta-feira o adiamento do jogo frente ao Everton, marcado para o 'Boxing Day', a contar para a Premier League. Os clarets justificaram a decisão por conta de casos de Covid-19 dentro do plantel do Everton. O próprio Burnley já foi forçados nas últimas semanas a adiar jogos do campeonato por conta de casos positivos na sua equipa. Este é o terceiro jogo do 'Boxing Day' que é adiado. Liverpool-Leeds e Wolverhampton-Watford também já tinham sido adiados, igualmente por causa de casos positivos de Covid-19.

12h46 - Grimaldo infetado com Covid-19 depois do Clássico

O Benfica comunicou na manhã desta sexta-feira que o defesa Grimaldo testou positivo à Covid-19. O defesa espanhol foi titular no Clássico da noite de quinta-feira, a contar para a Taça de Portugal. O teste que fez depois do jogo revelou que está infetado e, por isso, é previsível que chegue a falhar o Clássico da I Liga, marcado para dia 30 de dezembro.

12h17 - Variante Ómicron detetada em 110 países diz a OMS

A variante Ómicron do coronavírus, causador da covid-19, já foi detetada em 110 países e continua a propagar-se de forma exponencial, duplicando os seus casos nas comunidades em dois a três dias, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde. Numa atualização do resumo técnico sobre a Ómicron, a OMS refere que, até quarta-feira, 22 de dezembro, esta variante tinha sido detetada em 110 países localizados nas seis regiões da OMS.

12h10 - Açores com 61 novos casos, 23 recuperações e 593 infeções ativas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 61 novos casos positivos de covid-19 e 23 recuperações, e têm hoje 593 infeções ativas, segundo a Autoridade de Saúde Regional. No seu comunicado diário, aquela entidade explica que 48 novos casos foram detetados em São Miguel, cinco no Faial, quatro em Santa Maria, três na Terceira e um no Pico, resultantes de 1.181 testes realizados.  

12h07 - Associação de discotecas exige explicações sobre "medidas incoerentes"

O presidente da Associação de Discotecas Nacional (ADN) disse hoje à agência Lusa que as medidas do Governo para a passagem do ano são "incoerentes" e exigiu explicações, apelando à abertura dos espaços no dia 31. "Queremos a via do diálogo e que, no limite, António Costa, Marta Temido, Siza Vieira, os principais protagonistas desta pandemia, como também Graça Freitas, nos venham explicar a razão de uma medida contraditória e incoerente assumida", exigiu José Gouveia.

11h46 - Presidente alemão pede unidade em tempos de pandemia
 
O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier apelou à unidade em tempos de pandemia de covid-19 no seu tradicional discurso de Natal e agradeceu à maioria silenciosa que age com responsabilidade. Steinmeier referiu ser normal que em democracia nem todos tenham a mesma opinião e que, neste período difícil, existam conflitos, inseguranças e medos.

11h18 - Tóquio confirma primeiro caso de transmissão comunitária da Ómicron
 
As autoridades japonesas anunciaram hoje que detetaram o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ómicron da Covid-19 em Tóquio, num médico de uma clínica sem historial recente de viagens ao estrangeiro. O caso de Tóquio é revelado dois dias depois de o país ter reportado a sua primeira transmissão comunitária, detetada em vários membros de uma família residente na cidade de Osaka, e um dia depois da revelação de outro caso em Quioto, cujo historial de contágio é desconhecido.

09h49 - Mudança de hábitos e falta de trabalhadores reduz horários em restaurantes
 
A mudança nos hábitos de consumo e a falta de trabalhadores levou os restaurantes a manterem horários reduzidos, apesar de poderem funcionar até mais tarde, mas as novas modalidades de venda não são solução, defende o setor. No âmbito da terceira fase de desconfinamento, em outubro, os restaurantes, à semelhança das lojas, deixaram de estar sujeitos a restrições de horários e de limitação de clientes.

09h19 - Portugal volta a quebrar recorde de testes num dia. Foram 249 mil

Portugal realizou, dia 22 de dezembro, cerca de 249.834 testes à Covid-19, com uma taxa de positividade de 5%. Trata-se do maior número de testes realizados num só um dia no país, informa o Instituto Ricardo Jorge. Destes 249 mil testes realizados ontem, 186.136 (74,5%) foram testes rápidos de antigénio de uso profissional, realizados na rede de laboratórios e farmácias. Desde o início da pandemia, já foram efetuados, em Portugal, perto de 24,5 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19 (números que não incluem autotestes).

08h25 - Alemanha com mais de 35 mil casos e 370 mortes por Covid-19

A Alemanha regista, esta sexta-feira, 35.431 novos contágios de Covid-19 e 370 óbitos, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI). Atualmente, o país conta com 6.959.067 infeções e 110.119 mortes detetadas desde o início da pandemia. A incidência dos últimos sete dias é de 265,8 por 100 mil habitantes, número que tem vindo a cair nos últimos dias, sendo ontem de 280,3 casos. 

07h50 - Explosão de casos. O que pensam os britânicos das medidas em vigor?
 
Três britânicos falaram com o Notícias ao Minuto sobre a visão que têm da pandemia no seu país. Há quem ache que as medidas restritivas de nada servem, outros defendem que são necessárias mas recusam a possibilidade de um confinamento. Numa altura em que o governo se debate por impor mais regras ou manter as atuais, o que pensam os britânicos?

07h43 - Egípcios recorrem a certificados falsos "por medo" da vacinação
 
Alguns egípcios estão a falsificar o certificado de vacinação "por medo" de receberem a vacina contra a covid-19, o que pode resultar num aumento de infeções naquele país, denunciou na quinta-feira o Governo do Egito. "Por medo, há pessoas que recorrem à falsificação e querem ser vacinadas em centros onde o certificado pode ser obtido em troca de dinheiro", referiu o primeiro-ministro egípcio, Mustafa Madbuli.

07h19 - Celebração de Ano Novo em Times Square mantém-se mas com limitações
 
As celebrações de Ano Novo na Times Square continuam agendadas, mas vão sofrer uma redução no número de participantes devido ao aumento de casos de covid-19 em Nova Iorque, revelou na quinta-feira a autarquia local. Os locais específicos para espetadores, que normalmente acolhem cerca de 58 mil pessoas, estarão limitados a 15 mil participantes, de forma a permitir um maior distanciamento.

07h12 - Cientistas dizem que Ómicron é um alerta da ameaça do vírus
 
O surgimento de variantes como a Ómicron é "um alerta da ameaça que significa" o SARS-CoV-2 e da importância das vacinas que, com a terceira dose, podem restaurar a eficácia em mais de 90%, face a doença grave. A conclusão consta numa análise publicada revista na Science. 

07h03 - Para recordar de ontem:

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior, aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Itália impõe uso de máscara na rua; Vacina de 2.ª geração?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório