Num discurso esta tarde, o primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, confirmou que quase todas as restrições serão levantadas a partir das 6h00 de amanhã (ssábado).
Segundo o governante, a Irlanda "enfrentou a tempestade Ómicron" e os dados mostram que as coisas "se estabilizaram" e estão "a ir na direção certa".
Com estas novas regras as visitas entre diferentes casas podem acontecer, o trabalho presencial passa a ser permitido, e não existem mais limitações de espaços.
Além destas medidas, o setor da hotelaria (hotéis, bares e restaurantes) também deixa de ter um recolher obrigatório e não vão existir quaisquer medidas que restrinjam o movimento dos cidadãos.
Em vigor estava ainda o 'COVID pass' (passe COVID), que também será descartado amanhã.
O primeiro-ministro destaca no entanto, que um "número limitado de medidas" permanecerá em vigor.
As máscaras ainda precisarão de ser usadas em ambientes onde são atualmente obrigatórias, as regras de isolamento ainda se aplicam e as medidas de proteção nas escolas continuarão.
Sobre as viagens internacionais não existe também qualquer alteração, no entanto, Micheal Martin confirmou que as questões relacionadas com fronteiras vão ser revistas até o final de fevereiro.
Veja aqui o anúncio feito aos cidadãos irlandeses em que o primeiro-ministro destaca com emoção: "A primavera está a chegar. Precisamos nos ver de novo, precisamos nos ver sorrir, precisamos cantar novamente".
WATCH: Taoiseach Micheál Martin announces the lifting of almost all Covid-19 restrictions | https://t.co/xwD3F6HSzE https://t.co/AN9f3MexNX
— RTÉ News (@rtenews) January 21, 2022
Leia Também: AO MINUTO: Mais 72 mil reforços; Casa aberta para 50 anos ou mais