Depois de uma família indiana ter sido encontrada morta devido ao frio na fronteira entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá, a Índia deteve seis pessoas com ligações à imigração ilegal, foi hoje anunciado.
As autoridades de Punjab identificaram as quatro vítimas mortais como sendo da mesma família, com recurso a fotografias e a passaportes concedidos pelas autoridades fronteiriças.
Recorde-se que milhares de indianos, a maioria dos estados de Gujarate e Punjab, tentam atravessar a fronteira entre os EUA e o Canadá em busca de uma vida melhor, apesar das condições atmosféricas adversas.
“Agora estamos a tentar encontrar em flagrante os traficantes de seres humanos que enviaram esta família e outros para o estrangeiro através de canais ilegais”, disse o polícia A.K. Jhala, citado pela Reuters, acrescentando que os seis detidos mantinham uma empresa turística em Gujarate.
As autoridades norte-americanas, por sua vez, acusaram um homem de tráfico de seres humanos, depois de um homem, uma mulher, um adolescente e um bebé terem sido encontrados mortos na província canadiana de Manitoba.
A família ter-se-á separado de um grupo de 18 pessoas, sendo apanhada num nevão que resultou na tragédia apelidada de “impressionante” pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
As autoridades dos países envolvidos estão a colaborar na investigação.
Leia Também: Sobe para sete o número de mortos em incêndio em Mumbai