As equipas de resgate conseguiram chegar aos 32 metros de profundidade do poço, na aldeia de Ighran, em Marrocos, onde Rayan estava preso. O menino foi retirado e encaminhado para uma ambulância que se encontrava à espera na 'boca' do túnel, mas, mais tarde, foi revelado que não resistiu aos ferimentos.
O salvamento ocorreu por volta das 20h30 - hora de Portugal Continental, mais uma em Marrocos - e o transporte foi feito com a ajuda de um cordão de segurança, devido à presença de milhares de pessoas que, ao longo dos últimos dias, se foram concentrando no local.
As equipas usaram uma técnica de perfuração vertical e depois horizontal para conseguir resgatar Rayan. Recorde-se que este trabalho foi em grande parte manual e avançou a "ritmo de caracol", descreveu a AFP, que salientou ainda que o principal desafio foi evitar deslizamentos de terra durante o processo.
A mãe da criança disse à imprensa local que o filho "estava a brincar perto" de casa e que "desapareceu [na terça-feira] por volta das 14h00", mobilizando a família "para o procurar" até que repararam que ele tinha caído no poço. A história teve hoje um fim e o momento do resgate ficou gravado.
After falling 32 metres in a well and being stuck there for five days in northern Moroccan town of Tamorot, 5 year old Rayan is finally rescued and transported in an ambulance to hospital pic.twitter.com/U9GjZIRQeq
— لينة (@LinahAlsaafin) February 5, 2022
[Notícia atualizada às 21h45]
Leia Também: Rayan. Equipas de resgate já estão com menino preso em poço