Espanha. Novavax destinada a não vacinados e alérgicos a outras vacinas
Foram também aprovadas as recomendações quanto a quem deverá receber o medicamento Evusheld, destinado à prevenção da Covid-19.
© REUTERS/Sergio Perez
Mundo Covid-19
Esta terça-feira, a Comissão de Saúde Pública de Espanha estipulou que a vacina Novavax contra a Covid-19 destinar-se-á à inoculação de quem ainda não tenha sido vacinado, assim como de quem tenha o esquema de vacinação incompleto devido a alergias aos componentes das outras vacinas.
A reunião entre os diretores gerais do Ministério da Saúde espanhol e os líderes das comunidades abordou também a situação epidemiológica do país e a estratégia de vacinação contra o SARS-CoV-2. Nesse sentido, foram aprovadas as recomendações de quem deverá receber o medicamento Evusheld, destinado à prevenção da doença, conforme adianta a agência EFE.
Assim, os maiores de 18 anos com imunossupressão grave e que, por isso, não respondem à vacinação, bem como quem tenha contraindicação contra a vacina e risco elevado de desenvolver doença grave serão o alvo do medicamento.
A Comissão atualizou também as recomendações já aprovadas quanto aos intervalos de vacinação para quem tenha sido infetado. Recorde-se que, a 25 de janeiro, ficou estabelecido que os adultos vacinados e, entretanto, alvo de contágio, terão de esperar cinco meses a partir da data de recuperação para que possam tomar a dose de reforço, ao passo que as crianças sem qualquer injeção poderão ser vacinadas ao fim de oito semanas após a infeção.
O período de quarentena de sete dias para infetados mantém-se, ainda que várias comunidades defendam a sua redução para entre três e cinco dias.
Hoje, o país notificou mais 43.831 contágios e 361 mortes associadas à Covid-19 desde ontem, num momento em que a incidência no país aparenta ter uma tendência decrescente.
No total, Espanha soma 10.439.302 infeções e 94.931 vítimas mortais desde o brotar da pandemia.
Leia Também: Espanha regista 43.831 casos e 361 óbitos. Incidência diminui
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com