A Croácia vai integrar o euro em 2023 e o banco nacional decidiu fazer um concurso para decidir os desenhos que vão constar nas futuras moedas. No entanto, depois de anunciarem os vencedores, na semana passada, um deles foi acusado de plágio, porque o desenho proposto parecia semelhante a uma fotografia capturada pelo fotógrafo britânico Iain H. Leach.
A imagem foi concebida com o objetivo de homenagear a moeda atual da Croácia, a Kuna, que deriva do nome de um carnívoro semelhante a uma doninha, cuja pele era usada como moeda na Idade Média.
Depois deste incidente, o vencedor do concurso acabou por retirar o seu projeto da competição.
Veja aqui a comparação feita entre a moeda e a fotografia alegadamente plagiada, que foi partilhada na rede social Twitter:
I know the scandal in Croatia over the plagiarised euro coin design is really bad, but it is also really funny! pic.twitter.com/HHJeoPNKP4
— Andy (何明强) – Book editor and translator ⭐️ (@AndyJHodges) February 8, 2022
Momentos depois deste grafismo para a moeda ter sido rejeitado, o banco nacional da Croácia anunciou que vai fazer um novo concurso para obter novos designs nos próximos dias.
Quando o problema estético das moedas estiver resolvido, a Croácia será um dos 19 estados membros da União Europeia que usam o euro.
Leia Também: EUA fornecem helicópteros à Croácia em corrida de armas com a Sérvia