Excesso de mortes associado à Covid-19 ultrapassou o milhão nos EUA
Na semana passada, ficou em 1.023.916, de acordo com o chefe de estatísticas de mortalidade do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).
© Reuters
Mundo Covid-19
O excesso de mortes associadas à pandemia de Covid-19 já ultrapassou o milhão de pessoas nos Estados Unidos, segundo dados recolhidos pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).
Especificamente, na semana passada, o número ficou em 1.023.916, segundo o responsável pelas estatísticas de mortalidade do CDC, Robert Anderson, citado pelo Washington Post. No entanto, o número de mortes por Covid-19 oficialmente confirmadas, de acordo com o CDC, é de 911.145.
O CDC publica as estatísticas com periodicidade semanal, nas quais compara a mortalidade dos últimos sete dias com o número médio de óbitos nos anos anteriores a 2019 e, com base no excesso de óbitos, calcula o número de pessoas que podem ter morrido por Covid-19.
Esses dados incluem também outros tipos de causas de morte que aumentaram em decorrência da pandemia, embora não estejam diretamente relacionadas a infeções - como doenças cardíacas, hipertensão, demência e outras patologias. De acordo com Anderson, 91% dessas mortes podem ser atribuídas diretamente à doença, enquanto nos outros 9%, a Covid-19 é considerada um fator contribuinte, mas não a principal causa.
Leia Também: EUA. Diretor da agência do medicamento confirmado debaixo de polémica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com