A Rússia avisou esta quarta-feira que a proposta da Polónia de transferir os caças MiG-29 para a Ucrânia através de uma base aérea dos EUA criaria um "cenário potencialmente perigoso".
"É um cenário muito indesejável e potencialmente perigoso", disse o porta-voz russo Dmitry Peskov, citado pelo The Economic Times.
As observações de Peskov acontecem depois de o Departamento de Defesa dos EUA ter expressado ontem dúvidas na sequência da proposta da Polónia de colocar à disposição de Washington quase 30 caças MiG-29 de fabrico soviético na base dos EUA em Ramstein, Alemanha.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, questionou a viabilidade do plano e se se tratava de uma medida de resposta apropriada.
Depois de declarar que a proposta de Varsóvia não era viável, o Pentágono anunciou que enviará dois veículos anti-mísseis para o país europeu, que tem uma fronteira de mais de 500 quilómetros com a Ucrânia.
A Polónia diz agora que não pode entregar os seus caças MiG a Kiev sem o aval da NATO, sendo que a Ucrânia tem pedido a intervenção da NATO nesta matéria, além do pedido de aviões aos aliados.
"Não concordámos em fornecer aviões à Ucrânia por conta própria, porque esta deve ser uma decisão de toda a NATO", afirmou o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, em visita a Viena.
Leia Também: Pais deixam filha para lutar na linha da frente na Ucrânia