Cerca de 20 crianças ucranianas com cancro serão levadas para o Reino Unido num jato especial para fazerem tratamento nos próximos dias, depois de as tropas russas terem bombardeado os hospitais na Ucrânia.
Foi o secretário de Saúde, Sajid Javid, quem solicitou o jato devido à falta de cuidados neste momento na Ucrânia, numa altura em que os ministros estão a trabalhar em conjunto, na cidade de Kyiv, para acelerar o visto para que as crianças possam deixar o país.
De acordo com The Sun, uma fonte de saúde disse: “Estamos a fazer planos urgentes para retirar várias crianças e as suas famílias para o Reino Unido, onde vão receber tratamento do serviço nacional de saúde”.
Javid revelou que “pelo menos 16 instalações de saúde foram já atacadas pelas forças russas”, lamentando: “Não acredito que a maioria dos russos apoia estes crimes de guerra contra os seus vizinhos ucranianos – não é de admirar que Putin tente esconder-se atrás da propaganda”.
De referir que o Reino Unido enviou mais de meio milhão de material médico para a Ucrânia, incluindo medicamentos vitais, compressas para feridas e equipamentos de terapia intensiva.
Leia Também: Ucrânia: Reino Unido simplifica vistos para refugiados com passaporte