Reino Unido disposto a "ouvir" se Rússia aceitar independência da Ucrânia

O Governo britânico está disposto a "ouvir" a Rússia se esta garantir a "soberania e independência" da Ucrânia, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy, no parlamento.

Notícia

© Neil Hall/EPA/Bloomberg via Getty Images

Lusa
24/02/2025 18:31 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Numa intervenção na Câmara dos Comuns para assinalar o terceiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, reconheceu que a data acontece "num contexto de intensos esforços diplomáticos que respondem, naturalmente, ao apelo do Presidente (Donald) Trump para que esta guerra termine rapidamente".

 

No entanto, o ministro acusou o homólogo russo, Sergey Lavrov de "mais uma vez, fazer-se de vítima sem qualquer vergonha, usando as mesmas velhas mentiras" durante a cimeira do G20, realizada na semana passada na África do Sul.

"Se a Rússia estiver a falar a sério sobre uma paz duradoura que respeite a soberania da Ucrânia, a independência da Ucrânia e a Carta das Nações Unidas, se garantir a segurança da Ucrânia contra futuras agressões, e se rejeitar o imperialismo, então o Reino Unido irá ouvir. Ninguém quer isto mais do que a Ucrânia", afirmou. 

Lammy salientou que "com os Estados Unidos e as suas capacidades únicas, [o Presidente russo Vladimir] Putin pode ser dissuadido de atacar novamente a Ucrânia" e repetiu que "a Europa deve assumir a sua parte da responsabilidade".

O chefe da diplomacia britânica falava dias antes de viajar o primeiro-ministro, Keir Starmer, até Washington para se encontrar com o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca na quinta-feira. 

O Governo britânico já se mostrou aberto a "contribuir para futuras garantias de segurança para a Ucrânia", incluindo o envio de tropas britânicas para o terreno, se necessário.

Leia Também: "Vitória". Marcelo saúda votações na AG da ONU sobre guerra da Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas