Um casal de idosos ucraniano confrontou de forma corajosa soldados russos armados que estavam a invadir a sua propriedade em Mykolayiv Oblast, Ucrânia.
A valentia do casal rendeu o elogio da embaixada dos EUA em Kyiv que partilhou um vídeo do momento tenso.
“Hoje saudamos este casal de idosos, que enfrentou três soldados russos”, escreveu a embaixada, junto com a hashtag #UkrainianHeroes (Heróis ucranianos).
Сьогодні ми вітаємо цю літню пару, яка протистояла трьом російським солдатам. #UkrainianHeroes pic.twitter.com/DV7RWO3fe0
— U.S. Embassy Kyiv (@USEmbassyKyiv) March 11, 2022
As imagens rapidamente se tornaram virais. Neste vídeo é possível ver três soldados armados a caminhar em direção à entrada da casa do casal ucraniano antes de tentarem forçar a entrada.
Eventualmente, os soldados russos conseguem abrir o portão e entram na propriedade com armas em punho.
Nesse momento, surge o casal de idosos a confrontar os homens armados. Um dos soldados acaba por disparar a sua arma.
O vídeo muda então para outro ângulo de dentro da propriedade. Um homem careca de camisola azul e calças pretas e uma mulher de chapéu rosa e casaco azul saem e começam a gritar com os soldados. O homem continua a aproximar-se das tropas armadas, de punho no ar enquanto apontam as armas para ele.
A dupla mantém-se firme acabando por conseguir expulsar as tropas da sua propriedade.
A invasão russa começou no passado dia 24 de fevereiro tendo Putin justificado a ofensiva com a "desnazificação" do país.
Dezassete dias volvidos, mais de 2,6 milhões de pessoas abandonaram a Ucrânia numa das maiores crises de refugiados dos últimos anos.
Leia Também: Avó caminha ao frio por 8 quilómetros para fugir à guerra na Ucrânia