Antes da guerra, este restaurante servia refeições de luxo a um público essencialmente jovem ou a turistas. Agora, mudou o seu menu para poder ajudar militares e os mais necessitados.
O restaurante, cujo nome o Kyiv Independent prefere não revelar por questões de segurança, fechou as suas portas aos clientes e está hoje irreconhecível.
As janelas estão tapadas com sacos pretos, e todo o espaço está a ser usado para empacotar refeições.
"Os soldados estão a fazer de tudo para que possamos dormir descansados de noite e nós queremos fazer de tudo para que estejam bem alimentados", afirma o cozinheiro Pavlo Khrobust.
Canja e sandes são agora os pratos principais do menu do restaurante, que conta com uma vasta lista de jovens voluntários que se juntou a eles para ajudar.
Dozens of restaurants in Kyiv shut down for customers but opened their kitchens to volunteers to help the country amid war.https://t.co/5kYBjua901
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 11, 2022
No meio de tantas mudanças, há pelo menos uma tradição que se mantém: todos trabalham ao som de músicas Techno, que eram já uma referência do espaço.
O restaurante está a distribuir refeições também nos hospitais e ainda nas casas de pessoas idosas ou vulneráveis.
O restaurante em causa é apenas um dos muitos restaurantes que decidiram juntar-se à guerra, e tentar ajudar da forma que sabem. Os restaurantes estão não só a cozinhar, como a ajudar a fornecer bens alimentares a quem mais precisa.
O seu papel, ainda que pareça secundário, é um dos muitos casos daqueles que estão a fazer diferença pelas suas próprias mãos e que fazem parte da resistência à invasão ucraniana.
Leia Também: Ataques russos testam resistência de Kiev antes de recolher obrigatório