Teatro em Mariupol que albergava refugiados foi bombardeado pelos russos

Ainda não é conhecido o número de baixas associado a este incidente.

Notícia

© Twitter / @DmytroKuleba

Ema Gil Pires com Lusa
16/03/2022 18:20 ‧ 16/03/2022 por Ema Gil Pires com Lusa

Mundo

Rússia/Ucrânia

As forças russas bombardearam, esta quarta-feira, um teatro localizado na cidade portuária de Mariupol, que estava a servir de refúgio para muitos civis, avançou a Câmara Municipal, aqui citada pela Reuters.

A Rada (parlamento) da Ucrânia indicou que no interior do teatro, que ficou reduzido a escombros, se tinham refugiado dos bombardeamentos muitos civis e que se desconhece se há sobreviventes, porque nas imediações do edifício decorre uma intensa batalha e ninguém consegue entrar na zona.

O vice-presidente da câmara de Mariupol, Serhiy Orlov, indicou que no teatro estavam abrigadas entre 1.000 e 1.200 pessoas, mas que neste momento não há ainda números relativos a vítimas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, declarou que se trata de "outro horrível crime de guerra" cometido pela Rússia em Mariupol e que o edifício do teatro "está completamente destruído".

"Houve um maciço ataque russo ao Drama Theater, onde estavam refugiados centenas de civis inocentes", escreveu o ministro na rede social Twitter, acrescentando que "os russos não podiam não saber que era um refúgio civil".

Segundo a Reuters, ainda não é conhecido o número de baixas associado a este incidente, que decorreu apesar de Moscovo continuar a insistir que a ofensiva não tem os civis ucranianos como alvos.

[Notícia atualizada às 08h39]

Leia Também: Biden anuncia mais 800 milhões de dólares em ajudas à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas