Oito dos nove corredores humanitários, que foram abertos para a retirada em segurança dos civis das cidades ucranianas sob ataque das tropas russas, funcionaram como planeado durante esta quinta-feira, incluindo o de Mariupol.
Segundo a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, citada pela CNN Internacional, cerca de 800 carros e duas mil pessoas saíram de Mariupol - cidade no leste da Ucrânia cercada há vários dias pelas forças russas e pelos separatistas pró-russos - em direção a Zaporizhzhia. O corredor humanitário que liga a maior cidade controlada por Kyiv na bacia do Donbass a Zaporizhzhia, via Berdiansk, tem falhado várias vezes com as tropas russas e ucranianas a acusarem-se mutuamente não cumprirem o cessar-fogo temporário.
A responsável acrescentou que cerca de 36 toneladas de bens alimentares e medicamentos foram entregues em Hostomel e Bucha, bem como em algumas aldeias próximas da capital ucraniana, Kyiv, e que mais de 3.800 pessoas saíram das cidades cercadas pelas tropas russas.
O único corredor humanitário que esta quinta-feira não funcionou como planeado foi o que liga Kharkiv a Vovchanks, perto da fronteira russa, uma vez que, segundo o governo ucraniano, as tropas russas não cumpriram o cessar-fogo.
Leia Também: Kharkiv. Tropas russas terão feito mais um autarca refém