Zelensky acusa forças russas de terem "um vazio no lugar do coração"

"Os soldados russos nem sabem o que é ser livre", reforçou.

NotíciaVídeo

© Reprodução

Daniela Filipe
22/03/2022 08:36 ‧ 22/03/2022 por Daniela Filipe

Mundo

Ucrânia/Rússia

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, fez um balanço em vídeo na sua página da rede social Facebook daquele que foi o 26.º dia de invasão russa no país, que caracterizou como “um dia com acontecimentos complicados e conclusões difíceis”. Além de saudar os manifestantes do protesto pacífico dispersado a tiro pelas forças russas em Kherson, cidade tomada pela Rússia, o chefe de estado realçou que as tropas daquele país têm “um lugar vazio no coração”, em vez de “tudo aquilo que torna um humano, humano”.

“O que é que os pilotos [russos] têm em vez de consciência? É também um vazio? Disse ‘também’ não acidentalmente, porque definitivamente têm um vazio no lugar do coração. No lugar da alma. No lugar de tudo aquilo que torna um humano, humano”, aponta, num vídeo legendado em inglês, que pode ver acima.

O presidente ucraniano recordou também Boris Romantschenko, um sobrevivente do Holocausto que escapou aos campos de concentração de Buchenwald, Peenemünde, Mittelbau-Dora e Bergen-Belsen, acabando por morrer aos 96 anos, na sexta-feira, após um bombardeamento em Kharkiv.

“Cada dia desta guerra torna claro o que a ‘desnazificação’ [russa] é”, acusou, saudando os manifestantes do protesto pacífico em Kherson, que foram dispersados a tiro pelas tropas russas, “na luta pela sua liberdade”.

“Os soldados russos nem sabem o que é ser livre. Foram guiados até aqui, para ser honesto, como se fosse uma sentença. Uma sentença de morte, de desgraça”, reforçou.

Zelensky revelou ainda que uma coluna de cidadãos em Zaporizhzhia, onde se encontravam muitas crianças, foi atingida pelos russos. Quatro delas foram hospitalizadas, e duas estão em estado crítico, adiantou.

“Foi um dia de acontecimentos complicados e de conclusões difíceis. Mas foi outro dia que nos levou mais perto da nossa vitória. À paz do nosso estado. Glória à Ucrânia”, terminou.

Leia Também: Zelensky saúda manifestantes que enfrentaram russos em Kherson

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas