Ataque ucraniano na Rússia vai afetar negociações, diz o Kremlin

Dmitri Peskov, confirmou que o presidente russo foi informado sobre o incidente e está a aguardar a avaliação dos militares sobre este caso.

NotíciaVídeo

© Twitter

Beatriz Cavaca com Lusa
01/04/2022 13:22 ‧ 01/04/2022 por Beatriz Cavaca com Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

O Kremlin afirmou, esta sexta-feira, que o ataque levado a cabo por dois helicópteros ucranianos, na cidade de Belgorod, a um depósito de combustível, em território russo, irá afetar as negociações entre os dois países.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência AFP: "Está claro que não podemos considerar isso como algo que criará as condições adequadas para a continuação das negociações."

Peskov acrescentou que o presidente russo, Vladimir Putin, foi informado sobre o incidente e está a aguardar a avaliação dos militares sobre o caso, que ocorreu, segundo a versão russa, hoje ao amanhecer.

Kiev não comentou ainda este episódio.

O ataque - o primeiro deste tipo, se for confirmado que foi mesmo realizado pela Força Aérea ucraniana - ocorre quando a Rússia afirma repetidamente ter o controlo total do espaço aéreo na Ucrânia.

"O controlo aéreo durante a operação militar especial é um facto absoluto. Em relação ao incidente (em Belgorod), caberá às nossas forças armadas avaliá-lo", declarou Peskov.

"O controlo aéreo durante a operação militar especial é um facto absoluto. Em relação ao incidente (em Belgorod), caberá às nossas forças armadas avaliá-lo", declarou Peskov.

A Rússia acusou hoje a Ucrânia de ter bombardeado um depósito de combustível localizado nos arredores da cidade russa de Belgorod, próximo da fronteira russo-ucraniana, causando um grande incêndio.

"O incêndio no depósito de combustível ocorreu depois de um ataque aéreo de dois helicópteros das Forças Armadas ucranianas, que entraram em território russo em baixa altitude. Não há vítimas", disse o governador de Belgorod, Viacheslav Gladkov.

Os serviços de emergência indicaram que o fogo se alastrou para oito tanques, cada um com capacidade de 2.000 metros cúbicos.

"Existe o risco de o fogo se continuar a espalhar", disse uma fonte citada pela agência de notícias oficial russa TASS, especificando que o local do depósito de petróleo abriga um total de 27 tanques, 14 deles afetados pelo incêndio.

O Ministério para Situações de Emergência russo informou que cerca de 170 bombeiros e camiões estão envolvidos nas operações para apagar o incêndio.

Belgorod está localizada a cerca de 30 quilómetros da fronteira com a Ucrânia e a cerca de 70 quilómetros de Kharkiv, a cidade mais importante do leste da Ucrânia, que está cercada pelos russos.

Veja na galeria um vídeo do ataque levado a cabo esta manhã pelas forças ucranianas nesta cidade do sul da Rússia, perto do rio Donets.

Leia Também: Ucrânia faz o primeiro ataque na Rússia e destrói depósito de combustível

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas