Ucrânia. Reconstruir Mariupol custará mais de nove mil milhões de euros

Autarca da cidade quer que a Rússia pague os prejuízos e compense os moradores pelos danos e sofrimentos causados.

Notícia

© Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
01/04/2022 16:25 ‧ 01/04/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Guerra na Ucrânia

Os prejuízos causados em infraestruturas da cidade ucraniana de Mariupol, sitiada há várias semanas por tropas russas, ultrapassa já os 10 mil milhões de dólares [cerca de nove mil milhões de euros]. A estimativa inicial é avançada pelo autarca da cidade portuária, Vadym Boychenko. 

Durante uma reunião do Conselho, Vadym anunciou que o município, juntamente com o governo ucraniano e com a administração da região de Donetsk, está a trabalhar para que a Rússia seja responsabilizada pela reconstrução e pelo pagamento a todos os moradores de Mariupol de uma indemnização pelo sofrimento e danos causados. 

“Todos os crimes, todos os assassínios e destruição cometidos pelo agressor devem ser registados e levados a um tribunal internacional. Os criminosos de guerra devem ser punidos”, sublinhou o autarca, citado pelo meio de informação ucraniano hromadske.

Sublinhe-se que a cidade de Mariupol tem sido das mais afetadas pela invasão russa da Ucrânia. A sua conquista é apontada como um dos principais objetivos da ofensiva militar, uma vez que permite ligar as regiões separatistas do Donbass à península da Crimeia, anexada em 2014 por Moscovo. Além disso, possui o maior porto da região do Mar de Azov e importantes fábricas do setor metalúrgico.

Assinala-se esta sexta-feira o 37.º dia desde o início da invasão russa. Segundo dados confirmados pela ONU, a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia já matou pelo menos 1.276 civis e feriu 1.981.

Leia Também: De Mariupol para Zaporizhzhia: Cruz Vermelha terá resgatado 2 mil pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas