Tropas russas abandonaram Kyiv. Para trás, ficou um rasto de massacre

Corpos abandonados na rua, outros enterrados em valas comuns. A Ucrânia acusa Moscovo de um "genocídio" premeditado. Moscovo nega responsabilidade. Alertamos que as imagens poderão ferir as suscetibilidades dos leitores mais sensíveis.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/04/2022 08:39 ‧ 04/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

As tropas russas começaram a recuar e à medida que vão saindo de território ucraniano, nomeadamente junto à capital de Kyiv, vai-se pondo a descoberto um rasto de horror.

São centenas os corpos que foram largados nas ruas das cidades. Em Bucha, os corpos de 57 pessoas foram encontrados numa vala comum.

As imagens, que já correram o mundo, deixaram a todos, incluindo vários líderes mundiais, chocados.

O secretário geral dos Estados Unidos, Anthony Blinken, refere-se ao momento como um "murro no estômago", enquanto tantos outros como o chanceler alemão, o primeiro-ministro da Canadá ou do Japão pedem que os responsáveis sejam responsabilizados .

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou o seu homólogo russo de cometer "um genocídio" com a invasão da Ucrânia. "Sim, é um genocídio. A eliminação de toda a nação. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se de destruir e exterminar todas essas nacionalidades", afirmou Zelensky,

Para a Ucrânia este é um dos maiores massacres na Europa desde a II Guerra Mundial. Para Kyiv, trata-se de uma matança premeditada por Moscovo que, por sua vez, nega responsabilidade no sucedido.

Alertamos que as imagens poderão ferir sensibilidades. O Notícias ao Minuto optou, contudo, por partilhar o cenário deixado nesta cidade junto a Kyiv, uma vez que só desta forma é possível ter uma percepção real da tragédia.

Leia Também: "Não vejo qualquer diferença entre os crimes nazis e dos russos", diz Rio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas