A ministério dos Negócios Estrangeiros russos alega que as imagens que dão conta de dezenas de corpos numa vala comum em Bucha, bem como de centenas de outros corpos abandonadas pelas ruas de cidades ucranianas, foram solicitadas pelos Estados Unidos como parte de um plano para culpar Moscovo pela guerra.
"Quem é que são os responsáveis pelas provocações? Os Estados Unidos e a NATO, claro", afirmou Maria Zakharova porta-voz do ministério, em entrevista a um canal estatal russo, este domingo.
A governante denuncia que as reações do Ocidente às imagens de civis mortos são a prova de que estas fazem parte de um plano para denegrir a reputação da Rússia.
"Neste caso, quer-me parecer que as acusações feitas logo nos primeiros minutos [à Rússia] não deixam dúvidas de que esta foi uma história encomendada", acrescentou.
As autoridades ucranianas anunciaram este domingo estar a investigar possíveis crimes de guerra depois de terem descoberto centenas de corpos, alguns abandonados na rua, outros em valas comuns, em cidades nos arredores da capital.
Já a Rússia diz que as imagens partilhadas são uma "provocação" para tentar influenciar as negociações de paz que decorrem entre os dois países.
[Notícia atualizada às 11h00]
Leia Também: "Não vejo qualquer diferença entre os crimes nazis e dos russos", diz Rio