Ucrânia. Centenas despedem-se de militar morto em combate em Lviv

Nas imagens pode ver-se um funeral em que centenas se reúnem para homenagear um soldado morto em combate.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty

Beatriz Cavaca
04/04/2022 09:06 ‧ 04/04/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

Ucrânia/Rússia

Este domingo, depois de algumas ofensivas russas terem recuado, os cidadãos de Lviv, na Ucrânia, homenagearam a vida do soldado Dmitry Zhelisk, que morreu no campo de batalha na região de Kharkiv.

Nas imagens, pode ver-se o funeral do militar que foi homenageado por centenas de pessoas - que mal couberam na igreja onde foram feitas as celebrações.

Ao longo das ruas e a caminho do cemitério várias pessoas ajoelharam-se enquanto passou o caixão ao longo de vários quilómetros. Houve também um cortejo fúnebre feito por uma banda local e quem assistia, no cemitério e nas ruas, levava  bandeiras ucranianas e fotografias de quem partiu para defender a Ucrânia.

Além dos familiares e amigos do soldado, também os colegas se mostraram emocionados na cerimónia, enquanto deixaram flores na última morada do companheiro de luta.

Recorde-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou ainda a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima ainda que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Neste momento não se sabe quantos militares ucranianos morreram devido a este confronto, no entanto segundo o último balanço oficial feito pelo governo estima-se que cerca  1.300 soldados ucranianos foram mortos pelas forças russas, apesar do número poder ser bastante maior.

Veja na galeria este momento emocionante num país na sexta semana de conflito.

Leia Também: Ucrânia: ONG já devolveu três mil crianças desaparecidas às suas famílias

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas