Finlândia presta homenagem às crianças mortas em Mariupol

Em Helsínquia, foram colocados no chão roupas e sapatos que simbolizaram os meninos e meninas que viveram aquele terror.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
10/04/2022 13:12 ‧ 10/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

A Finlândia prestou homenagem, este sábado, às crianças que morreram na cidade ucraniana de Mariupol devido aos ataques levados a cabo por tropas russas naquele território. Numa das principais praças da capital finlandesa, Helsínquia, foram colocados no chão roupas e sapatos que simbolizaram os meninos e meninas que viveram aquele terror.

A dificuldade das comunicações com Mariupol faz com que ainda não seja claro quantas pessoas - maiores ou menores de idade - perderam a vida nos bombardeamentos. 

Contudo, os dados mais recentes da ONU dão conta de que, desde o início da intervenção russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, um total de pelo menos 1.626 civis tenham perdido a vida, incluindo 132 crianças. A guerra já causou também um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,4 milhões para os países vizinhos.

E bombardeamentos russos a Mariupol, no Mar de Azov, estão ainda a impedir a retirada de civis através de vários corredores humanitários acordados entre os dois países. As autoridades ucranianas estimam que cerca de 100 mil pessoas permaneçam em Mariupol, no leste do país, que antes da invasão lançada pela Rússia tinha uma população de 430 mil pessoas.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: AO MINUTO: Crimes de guerra? 500 suspeitos; Homenagem ao "povo de ferro"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas