No início deste mês, a cidade brasileira de Manaus recebeu o primeiro desfile organizado na totalidade por grupos indígenas.
No decorrer do evento, que iniciou a 2 de abril, trajes culturais e peças de vestuário inspiradas nos povos amazónicos estiverem à frente dos olhos dos espetadores mais interessados.
O espetáculo, chamado 'Vozes da História', teve como objetivo principal dar a conhecer a realidade na Amazónia e a expressão artística de quem faz parte das 15 comunidades tribais que se encontravam representadas, segundo a agência France Presse.
"É uma forma de resistência, um caminho para ultrapassar estereótipos", disse a produtora executiva do evento disse à agência de notícias.
"Infelizmente, em Manaus há muitas pessoas que se sentem envergonhadas ou mesmo com medo de reconhecer que têm sangue indígena", reiterou Reby Ferreira, explicando que o objetivo do evento era mostrar a cultura indígena a partir das roupas, para além de fazer com que "todos se sintam incluídos".
Para além das roupas, cortes e materiais utilizados, que foram escolhidos ao pormenor para representar estas comunidades, também a maquilhagem e adereços diferem entre comunidades.
Leia Também: Ondjaki e Jordi Burch com exposição de poesia e fotografia em Luanda