Borodyanka, na região de Kyiv, foi uma das cidades ucranianas palco dos violentos bombardeamentos e confrontos, com as tropas russas de Putin a terem deixado para trás um rasto de terror. Edifícios caídos e vidas destruídas são, à semelhança de outras cidades ucranianas, o atual dia a dia desta localidade.
Há destruição, ruínas, ruas vazias e casas abandonadas por uma população que tentou como pôde fugir à perseguição e ao poderio militar russo.
Sendo uma das cidades mais fustigadas pela guerra, em Borodyanka - à semelhança de Bucha - foram encontrados dezenas de corpos humanos em escombros e minas espalhadas (num processo de recolha que poderá demorar mais de meia década).
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, declarou já que o que se passou em Borodyanka poderá ter sido "ainda mais horrível" do que o sucedido em Bucha.
À semelhança de Bucha, Borodyanka foi tomada pelos russos durante a tentativa de cerco à capital ucraniana, surgindo notícias de um ataque a um hospital psiquiátrico, com centenas de pessoas no interior. Os bombardeamentos no local tornaram difícil a retirada de civis, não se conhecendo o número de pessoas que ali permaneceram até à retirada das forças russas.
Veja, na galeria acima, as imagens da destruição de Borodyanka. Embora sem nada explícito, alertamos para a violência de algumas fotografias.
Leia Também: Pelo menos 26 corpos encontrados nos escombros de edifícios em Borodyanka