Perante as recentes notícias de que a Rússia estaria a mover as suas forças em direção à fronteira com a Finlândia, e no seguimento de um vídeo - não confirmado - que mostra isso mesmo, os finlandeses decidiram ironizar a situação ao partilhar um vídeo em que moviam tratores para a fronteira para combater os russos.
Recorde-se que os tratores tornaram-se, de certa forma, uma espécie de 'arma especial' dos ucranianos para combater os russos que, apesar de não possuírem o mesmo poderio de armas que a Rússia, têm conseguido resistir há 54 dias.
A deputada ucraniana Lesia Vasylenko, no mesmo tom de brincadeira, partilhou o vídeo com a seguinte descrição: "Mantenham-se calmos e sigam as táticas militares da Ucrânia".
Por que é que este vídeo desencadeou piadas? Ora, as 'tropas dos tratores', chamemos-lhes assim, tornaram-se um símbolo da resiliência dos militares ucranianos.
Ao longo das primeiras semanas de invasão, os vídeos de tratores a rebocar russos tornaram-se uma constante e deram aso a piadas uma vez que estes, não se tratado de equipamentos de guerra, recolhiam tanques blindados russos quando estes ficavam sem combustível.
No Twitter, a página InformNapalm ironiza a situação: "A Finlândia ainda não aderiu à NATO, mas já adotou a experiência ucraniana".
Leia Também: Tratores. A 'arma especial' dos ucranianos para combater os russos