Um vídeo de um encontro, de 2019, entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o seu então homólogo norte-americano, Donald Trump, tornou-se viral mais de dois anos depois. Em causa está a reação do presidente ucraniano a um pedido de Trump: “resolver os problemas” com o presidente russo, Vladimir Putin.
O encontro ocorreu a 25 de setembro de 2019, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Em conferência de imprensa, Trump diz a Zelensky: “Espero realmente que você e o presidente Putin possam reunir-se e resolver os vossos problemas. Seria uma grande conquista e sei que está a tentar fazer isso”.
Contudo, é possível perceber através da expressão facial de Zelensky que o presidente ucraniano não parece confortável com a declaração de Trump. Sublinhe-se que o encontro decorreu cinco anos após a anexação da Crimeia.
Recorde-se que, no mesmo mês, foi divulgado um telefonema entre os dois presidentes, no qual Trump pedira a Zelensky “um favor”, que seria investigar o então candidato democrata à presidência, Joe Biden, e a sua família. Na altura, os jornais Washington Post e The New York Times revelaram que Trump, uns dias antes ter conversado com Zelensky, ordenou a suspensão de cerca de 400 milhões dólares [363 milhões de euros] de ajuda militar à Ucrânia.
Leia Também: AO MINUTO: Queda de Mariupol por horas?; Guerra "até ao último ucraniano"