Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Soldados ucranianos estão no Reino Unido a receber treino militar

O gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou pela primeira vez que as forças ucranianas se encontravam no Reino Unido durante a sua visita à Índia.

Soldados ucranianos estão no Reino Unido a receber treino militar
Notícias ao Minuto

23:47 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Mais de 20 soldados ucranianos estão, atualmente, no Reino Unido a receber treino para serem capazes de utilizar os veículos blindados que a Grã-Bretanha já forneceu às tropas de Kyiv, com o intuito de as ajudar a combater a investida militar russa.

Como noticia a Sky News, que cita uma fonte oficial, os militares em questão chegaram na semana passada para receberem a formação que os ajudará a manobrar os 120 veículos fornecidos pelo Reino Unido às tropas ucranianas.

Para além de estarem a ser treinados para saberem operar os veículos blindados Mastiff, Wolfhound e Husky, os ucranianos deverão ainda aprender como utilizar a ambulância Samaritan, bem como os veículos de reconhecimento blindados Sultan e Samson.

O gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou pela primeira vez que as forças ucranianas se encontravam no Reino Unido durante a sua visita à Índia, onde se encontra desde quarta-feira com o objetivo de fazer com que o executivo indiano 'aligeire' as suas relações com a Rússia.

"Posso dizer que estamos atualmente a treinar ucranianos na Polónia para a utilização de defesas antiaéreas e, na realidade, neste país [no Reino Unido] para a utilização dos veículos blindados", confirmou o porta-voz do líder conservador.

O secretário de imprensa do primeiro-ministro assegurou que "algumas dezenas" de ucranianos se encontravam atualmente no Reino Unido - sendo esperados mais militares ucranianos no país, para a realização de mais formações de cariz militar.

Ao 57.º dia, a ofensiva militar russa na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. 

Leia Também: Alemanha assegura treino militar, mas não tem armas para entregar a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório