O pedido de Zelensky: "Criem o maior número de problemas aos ocupantes"

Pedido é dirigido aos ucranianos que se encontram em territórios ocupados pelas tropas russas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/04/2022 21:51 ‧ 22/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta sexta-feira aos ucranianos que se encontram em territórios “temporariamente ocupados” pelas tropas russas para “tentarem criar o maior número possível de problemas aos ocupantes”.

O apelo foi feito através de uma mensagem divulgada nas redes sociais, onde Zelensky lembrou que “as Forças Armadas da Ucrânia exercem brilhantemente as suas tarefas”, desde os serviços de “informação, guarda nacional, forças de defesa territorial, polícia, aos guardas de fronteira”, estão “todos a trabalhar a 100% para a vitória”.

Mas alerta que os cidadãos civis “também devem trabalhar para ganhar”. “Se estiver no estrangeiro - apoie a Ucrânia. Se está envolvido em atividades económicas comuns - faça de tudo para que a Ucrânia seja mais beneficiada. Caso se encontre num território temporariamente ocupado - tente criar o maior número possível de problemas aos ocupantes”, frisou.

“As Forças Armadas da Ucrânia são a nossa fundação. Mas esta fundação deve sempre ser uma fortaleza da nossa unidade nacional”, acrescentou.

Ao 58.º dia, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Há ainda mais de cinco milhões de refugiados.

Leia Também: AO MINUTO: Draghi pondera visitar Kyiv; Guterres em Moscovo dia 26

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas