Seis pessoas morreram e sete ficaram feridas numa explosão ocorrida num restaurante à beira-mar na capital da Somália, Mogadíscio, informação avançada por Abdikadir Abdirahman, diretor do Serviço de Ambulâncias Aamin.
Segundo a BBC, o Restaurante de Frutos do Mar Pescatore, inaugurado recentemente na zona sul da cidade, era frequentado por seguranças e funcionários do governo, tendo estado no local, na hora do ataque, várias pessoas com cargos políticos, como o comissário da Polícia da Somália. Contudo, não existe indicação de que estejam entre os feridos.
O grupo militante islâmico Al-Shabaab reivindicou a responsabilidade pela explosão, sendo que o porta-voz das operações militares divulgou que tinham como alvo "oficiais de segurança e políticos do governo".
Este ataque ocorre na sequência de uma 'onda de violência' que a Somália tem vivido nas últimas semanas, enquanto os políticos lutam por um processo atrasado para selecionar um novo parlamento, tendo os legisladores tomado posse na semana passada, o que conduzirá à escolha de um novo líder.
De mencionar que a Al-Shabab, aliada da Al-Qaeda, ataca frequentemente a capital da Somália como parte da sua guerra contra o governo. No dia 24 de março, uma mulher membro do parlamento federal estava entre as mais de 30 pessoas que foram mortas em dois atentados suicidas na cidade de Beledweyne, no centro do país. Recentemente, a 18 de abril, também sete pessoas ficaram feridas num ataque ao parlamento da Somália.
Leia Também: Ministro somali diz ter sido alvo de tentativa de homicídio