O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu os parabéns ao homólogo francês pela vitória nas presidenciais em França deste domingo, deixando rasgados elogios e uma mensagem com sabor europeu.
Numa mensagem no Twitter, Zelensky felicitou Emmanuel Macron, considerando-o "um verdadeiro amigo da Ucrânia".
"Desejo-lhe mais sucesso para o bem do povo. Agradeço seu apoio e estou convencido de que estamos a caminhar juntos em direção a novas vitórias. Rumo a uma Europa forte e unida!", declarou o ucraniano.
A menção à Europa não deverá surgir por acaso, considerando que a Ucrânia tem acelerado o seu processo de adesão à União Europeia desde o início da invasão russa.
Félicitations à @EmmanuelMacron, un vrai ami de l’Ukraine, pour sa réélection! Je lui souhaite de nouveaux succès pour le bien du peuple 🇫🇷. J'apprécie son soutien et je suis convaincu que nous avançons ensemble vers de nouvelles victoires communes. Vers une Europe forte et unie!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 24, 2022
Zelensky junta-se assim aos vários líderes europeus, desde o Reino Unido à Alemanha e também a Portugal, nos parabéns a Macron.
Este domingo, o presidente Emmanuel Macron foi eleito para um segundo mandato à frente da França, derrotando Marine Le Pen pela segunda vez nas eleições presidenciais.
Os votos ainda estão a ser contados, mas o atual presidente deverá vencer com cerca de 56% dos votos, contra os cerca de 43% da candidata da extrema-direita que, ainda assim, proclamou vitória por ter atingido o seu melhor resultado em qualquer eleição.
Leia Também: Resultados parciais. Emmanuel Macron à frente com 56,10%