Já terminaram as obras da estátua do mais recente Cristo brasileiro. O Cristo Protetor, como foi chamado, tem 43,5 metros de altura (37,5 metros sem pedestal), 5 metros a mais que o Cristo Redentor carioca, e está localizado na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul.
A construção começou em 2019, no Morro das Antenas, na região do Vale do Taquari, e terminou a 22 de abril deste ano. A estátua é a primeira etapa de um complexo turístico, com lojas, restaurantes e miradouros, que deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2023.
É considerado o maior do mundo, seguido do Cristo Rei, na Polónia, com 36 metros, do Cristo de La Concordia, na Bolívia, com 34, e depois pelo 'adversário direto', o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com 30 metros de altura (38 metros com o pedestal).
A estrutura foi projetada pelo escultor Genésio Gomes Moura e pelo seu filho, Markus Moura. O projeto deve custar no total cerca de 334 mil euros.
O monumento já pode ser visitado pelos turistas aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, sendo pedida uma contribuição de 20 reais (cerca de 3,80 euros) para aceder. Até agora, segundo a organização, mais de 50 mil pessoas já visitaram o local, com turistas de 21 países diferentes a terem ido à cidade ver o monumento.
Leia Também: Discussão entre motorista e passageiros acaba em atropelamento no Brasil