"A empresa estatal Konstrukta-Defense celebrou um contrato com a Ucrânia para a reparação e modernização de equipamentos militares ucranianos", disse a porta-voz do Ministério da Defesa, Martina Koval Kakascikova, em comunicado.
O primeiro lote de equipamento militar enviado para a Eslováquia consistirá em dezenas de veículos blindados de reconhecimento BRDM-2, precisou a porta-voz.
O primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, e o ministro da Defesa, Jaroslav Nad, já haviam manifestado a intenção de ajudar a Ucrânia, reparando os equipamentos militares daquele país.
Com sede em Lieskovec, leste da Eslováquia, a empresa Konstrukta-Defesa repara veículos e equipamentos de todas as categorias utilizados pelas forças armadas eslovacas, conforme indica o site da empresa. A empresa também produz obuses.
Ajuda idêntica foi oferecida à Ucrânia no mês passado pela República Checa. Inicialmente, subsidiárias da holding industrial Czechoslovak Group (CSG) assumirão a reparação de tanques médios T-64 de design soviético, usados pelas forças ucranianas.
Leia Também: Putin pede ao Ocidente para deixar de dar armas a Kyiv