Céu vermelho e "apocalíptico" assusta residentes de Zhoushan, na China
As condições meteorológicas provocaram a luz invulgar mas, nas redes sociais, as conclusões foram menos científicas e mais especulativas.
Mundo China
Os habitantes da cidade portuária de Zhoushan, perto de Xangai, apanharam um pequeno susto no passado dia 7 de maio, quando o céu nublado passou do típico cinzento para um forte vermelho.
Segundo o Daily Mail, as redes sociais chinesas ficaram repletas de vídeos de pessoas assustadas com a cor "apocalíptica" do céu, e o assunto tornou-se rapidamente num dos tópicos mais falados na rede social chinesa Sina Weibo (semelhante ao Twitter).
Em algumas imagens, a fonte de luz parecia vir do porto da cidade, o que levou alguns utilizadores a pensar que se tratava de um incêndio.
A autoridade meteorológica da cidade, citada pelo Daily Mail, apelou à calma e explicou que "quando as condições atmosféricas são boas, há mais água na atmosfera que forma aerossóis, que refletem e espalha a luz dos barcos e cria o céu vermelho visto pelo público".
No entanto, houve habitantes que olharam para o céu de forma simbólica, como um presságio para a gestão da Covid-19 na China e em Xangai, onde a pandemia continua a paralisar a economia e a vida de dezenas de milhões de pessoas.
The sky over the Chinese city of Zhoushan, near Shanghai turned blood red tonight.
— Tim McMillan (@LtTimMcMillan) May 9, 2022
I’m sure this is totally normal and not a harbinger of the apocalypse. Right? pic.twitter.com/CyXgzSsz8q
#Internacionales| El cielo de la ciudad portuaria de Zhoushan, situada en el este de China, se tiñó de rojo el pasado sábado, sobre las 8 de la noche, causando pánico entre los residentes según informa el medio local . (EpochTimes) #10May pic.twitter.com/fFsIsw0COf
— Globovisión (@globovision) May 10, 2022
Um site científico também deu uma possível explicação, apontando que outros eventos históricos na região indiciam que a fonte para a luz vermelha está numa tempestade geomagnética, mas as autoridades chinesas descartaram a hipótese.
Já o jornal chinês Global Times, que faz parte dos média estatais de Pequim, descreveu que, na altura da luz vermelha registada no sábado, estava a chuviscar, e a reflexão da chuva poderá ter contribuído para o fenómeno meteorológico.
Leia Também: 'Pilar solar'. O (intrigante) fenómeno que iluminou o céu de Portugal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com