A Dinamarca vai começar a vacinar pessoas que estiveram em contacto com casos positivos de infeção humana pelo vírus Monkeypox, confirmou esta terça-feira a autoridade de saúde.
“A Agência de Saúde Dinamarquesa (SST) fornecerá a vacina a pessoas que estiveram em estreito contacto com infetados”, disse Bolette Søborg, uma das responsáveis da SST, em declarações à televisão estatal DR.
“A vacina será administrada após a exposição ao infetado, e destina-se a reduzir o risco de um curso grave da doença", acrescentou.
Até ao momento, foram registados apenas dois casos de contágio na Dinamarca.
Segundo a responsável, a vacina administrada será a Imvanex, produzida pela Bavarian Nordic, utilizada contra a varíola.
Também o Reino Unido começou a vacinar os contactos próximos de casos confirmados. De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), serão vacinadas pessoas vulneráveis que tenham estado em contacto com um caso positivo.
Segundo os mais recentes dados da OMS, atualizados esta terça-feira, há 131 casos de infeção confirmados e outros 106 suspeitos, desde que o primeiro caso foi notificado, a 7 de maio.
Em Portugal, foram confirmados mais dois casos de infeção humana pelo vírus, elevando o total para 39, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Leia Também: Monkeypox. Vírus em circulação pertence a linhagem "menos severa"