Um prédio em Kyiv, na Ucrânia, ganhou uma nova vida, depois surgir nas suas paredes uma pintura gigante. Em causa está uma imagem do fenómeno ‘Santa Javelin’, que acabou por se tornar um símbolo da resistência ucraniana.
A imagem, criada há alguns anos, ganhou destaque com a invasão russa à Ucrânia, mostrando Santa Madalena, um ícone da tradição ortodoxa, com um Javelin FGM-148 - lançador de mísseis fabricado nos Estados Unidos - ao colo.
Desde o início da invasão, imagens da ‘Santa javelin’ têm surgido em vários lugares, mas o mural pintado no prédio da capital ucraniana ganha agora destaque, uma vez que foi desenvolvido pelo grupo de arte Kailas-V para angariar dinheiro para o país.
Contudo, a imagem não agradou a todos e provocou objeções por parte de grupos religiosos.
Christian Borys, que participou na criação da obra, recorreu ao Twitter para comentar o sucedido.
“Entendo que algumas pessoas religiosas se ofendam com a ‘Santa Javelin’, mas sugiro que leiam literalmente qualquer coisa sobre a longa, longa história de ícones religiosos usados para apoio moral na guerra. Este símbolo significa muito para muitas pessoas agora”, escreveu.
Recorde-se que a guerra na Ucrânia dura há quase três meses e já causou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas. Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, já morreram 4.000 civis.
I understand that some religious people are offended by @saintjavelin but I would suggest they read literally anything about the long, long history of religious icons used for moral support in war.
— Christian Borys (@ItsBorys) May 25, 2022
This symbol means a hell of a lot to a lot of people now. pic.twitter.com/0WgZSuBUR0
Leia Também: Anarquistas ucranianos juntam-se à resistência contra Putin