Biden concede Medalha Presidencial da Liberdade a 17 norte-americanos

O ator Denzel Washington, o fundador da Apple Steve Jobs, a título póstumo, a futebolista Megan Rapinoe e a ginasta Simone Biles estão entre os 17 norte-americanos que vão receber a Medalha Presidencial da Liberdade, anunciou a Casa Branca.

Notícia

© Getty

Lusa
02/07/2022 06:07 ‧ 02/07/2022 por Lusa

Mundo

EUA

 

Trata-se de a maior distinção civil dos Estados Unidos.

De acordo com um comunicado hoje divulgado, os cidadãos são homenageados pelo Presidente do país, Joe Biden, por "contribuições extraordinárias" para a prosperidade e os valores norte-americanos, a paz mundial ou outros projetos importantes.

Denzel Washington, vencedor de dois Óscares, é particularmente conhecido pelos seus papéis em "Malcom X" e "Filadélfia". Recentemente, o ator foi protagonista na película "A Tragédia de Macbeth", lançado em 2021, que lhe rendeu outra nomeação nos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, na sigla em inglês).

Megan Rapinoe, estrela da seleção feminina de futebol norte-americana, está "muito comprometida com a igualdade salarial de género, a justiça racial e os direitos LGBTQI+", saudou o Executivo.

Entre os distinguidos está também Simone Biles, "a ginasta americana mais condecorada da história", mas também "grande defensora" da saúde mental de atletas e vítimas de agressão sexual, indicou a Casa Branca.

Simone Biles é uma das vítimas de Larry Nassar, antigo médico da seleção de ginástica feminina dos Estados Unidos, condenado por agressões sexuais a mais de 250 atletas, a maioria menores de idade.

John McCain, candidato presidencial malsucedido em 2008 e congressista republicano durante décadas, que morreu em 2018, vai ser homenageado a título póstumo, assim como Steve Jobs.

A antiga congressista Gabrielle Giffords, sobrevivente de um tiroteio que desde então faz campanha por uma regulação mais rígida das armas de fogo, também vai receber o prestigioso prémio, uma vez que a Administração Biden tenta lutar contra os assassínios que assolam regularmente o país.

Leia Também: Biden quer proteger direito a viajar para abortar e pílulas abortivas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas