Patrulhas doados pelos EUA aumentam capacidade operacional de Cabo Verde
As duas embarcações de patrulha doadas pela Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) a Cabo Verde vão permitir "incrementar as capacidades operacionais" da Guarda Costeira do arquipélago, disse hoje a ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis.
© Lusa
Mundo EUA
"Estas duas embarcações irão incrementar as capacidades operacionais da Guarda Costeira de Cabo Verde, principalmente nos domínios de fiscalização costeira e segurança portuária", afirmou a governante, na ilha de São Vicente, ao receber as novas embarcações, cedidas pelo Comando das Forças Armadas norte-americanas para África (Africom).
As duas embarcações de patrulha da série Defiant 38 -- habitualmente com uma configuração de cerca de 11 metros de comprimento --, avaliadas em 1,35 milhão de dólares (1,3 milhão de euros), foram "concebidas para atender as necessidades de Cabo Verde" e "destinam-se ao reforço das missões da Guarda Costeira", resultando da "cooperação bilateral com os Estados Unidos da América", segundo informação do Governo cabo-verdiano.
A ministra afirmou que a Guarda Costeira "certamente saberá maximizar a utilização destas embarcações em função das suas missões, servindo Cabo Verde e os cabo-verdianos quando e sempre que for necessário".
Na cerimónia, em que participou também o embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, a ministra Janine Lélis disse que aquele Governo, numa perspetiva de "segurança cooperativa", tem "procurado estreitar os laços de cooperação existentes com países amigos, com o intuito de contar com a inestimável colaboração destes para enfrentar os desafios de segurança".
Com uma superfície de 4.033 quilómetros quadrados (km2), o arquipélago de Cabo Verde está espalhado por uma área de aproximadamente 87 milhas (140 km) de raio, com cerca de 1.000 km de costa e uma área marítima de responsabilidade nacional de 734.265 km2, que inclui as águas arquipelágicas, o mar territorial, a zona contígua e a Zona Económica Exclusiva.
Segundo dados das Forças Armadas cabo-verdianas, o navio-patrulha "Guardião" é o mais importante da frota da Guarda Costeira de Cabo Verde e tem vindo a sofrer várias intervenções nos últimos anos. O navio, de 51 metros de comprimento foi construído nos estaleiros navais da Damen, Países Baixos, em 2011.
A frota integra ainda o NP "Vigilante", de 52 metros e construído na Alemanha em 1971, o NP "Tainha", de 26 metros e construído na China em 1998, o NP "Espadarte", construído nos Estados Unidos em 1993, tal como o NP "Rei", de 2009 e com 13 metros.
Leia Também: Cabo Verde "perdeu um grande amigo" com a morte de Eduardo dos Santos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com