O País de Gales registou, esta segunda-feira, a temperatura mais elevada de sempre: os termómetros chegaram aos 35,3ºC em Gogerddan, Ceredigion.
A informação foi avançada pelo Met Office que revelou ter sido batido o recorde anterior de 35,2ºC, temperatura registada em Flintshire's Hawarden Bridge, no ano de 1990. No Reino Unido, o recorde é de 38,7ºC estabelecido em Cambridge em 2019.
Pela primeira vez, foi emitido um aviso vermelho de calor extremo pelo Gabinete de Meteorologia no Reino Unido, aplicado a Londres, Manchester, Birmingham e York, em vigor esta segunda e terça-feira, com previsões de que as temperaturas poderão atingir 41ºC.
Os residentes foram aconselhados a viajar apenas se for essencial e as escolas recomendaram aos alunos a utilização de roupas frescas. Alguns comboios foram cancelados, com a companhia responsável pela rede ferroviária a justificar que, em casos graves, as vias férreas podem ceder ao calor extremo, relata a BBC.
It's provisionally the hottest day on record in Wales
— Met Office (@metoffice) July 18, 2022
️ Gogerddan has reached 35.3°C so far today, exceeding the previous record high of 35.2°C, recorded at Hawarden Bridge, Flintshire on 2nd August 1990 #Heatwave2022#heatwave pic.twitter.com/jDhqhOFSVJ
Leia Também: Ondas de calor afetam várias zonas da Europa ocidental