Polónia adquire tanques de combate e aviões à Coreia do Sul

A Polónia vai adquirir à Coreia do Sul tanques de combate K2, obuses K9 e três esquadrões de aviões FA-50, anunciou, esta sexta-feira, o ministro da Defesa do país, Mariusz Blaszczak.

Notícia

© Lusa

Lusa
22/07/2022 21:36 ‧ 22/07/2022 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Na próxima semana assinamos os acordos" de aquisição, revelou o governante através da sua conta no Twitter.

Em comunicado, citado pelo site wPolityce, Blaszczak especificou que o contrato de aquisição inclui a entrega de 48 caças FA-50 e de um primeiro lote de 180 tanques K2, conhecidos como "Pantera Negra", além de um número indeterminado de obuses.

Os primeiros obuses e tanques serão entregues à Polónia até ao final do ano e os aviões em 2023, segundo declarações do ministro, que não forneceu mais detalhes sobre o contrato.

"Estamos conscientes dos desafios levantados à Polónia pela guerra na Ucrânia e pela política agressiva de [Vladimir] Putin. O nosso objetivo é dissuadir o agressor e reforçar o exército polaco o máximo possível", explicou Blaszczak numa entrevista.

A Polónia, membro da NATO e país vizinho da Ucrânia, já tinha anunciado, recentemente, a aquisição de 32 helicópteros militares de uso geral AW149, fabricados pelo grupo italiano Leonardo, além de 366 tanques americanos Abrams e sistemas de mísseis de terra-ar CAMM iLauncher, produzidos pelo consórcio MBDA.

Leia Também: Ucrânia. EUA enviam novo pacote militar avaliado em 264 milhões de euros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas