O surto de Monkeypox , inicialmente também chamado varíola dos macacos, foi declarado uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este sábado.
A classificação é o maior alerta que a OMS pode emitir e acontece no contexto de um aumento mundial de casos.
Esta declaração aconteceu no final da segunda reunião do comité de emergência da OMS sobre o vírus, que aconteceu este sábado, em Genebra.
Sabe-se até ao momento que mais de 16 mil casos já foram registados em 75 países do mundo, segundo uma informação do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, neste mesmo encontro da organização.
"Temos um surto que se está a espalhar rapidamente à volta do mundo, do qual sabemos muito pouco e que cumpre os critérios dos regulamentos internacionais de saúde", apontou o responsável, em conferência de imprensa após a reunião.
De seguida, anunciou que "o surto global de Monkeypox representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional", estabelecendo recomendações para quatro grupos de países.
Veja aqui a reunião completa do Comité de emergência da OMS:
.@WHO media briefing on #monkeypox https://t.co/wrDzs3tAh1
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) July 23, 2022
Recorde-se de que, atualmente, existem apenas duas outras emergências de saúde globais: a pandemia da Covid-19 e o esforço contínuo para erradicar a pólio.
[Notícia atualizada às 15h45]
Leia Também: Monkeypox: Portugal com 588 casos e primeiros contactos vacinados