De acordo com a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), o vulcão entrou em erupção há algumas horas, originando um rio de lava e cinzas até uma distância de 2,5 quilómetros da cratera, e fumo com uma altura de 300 metros acima do nível do mar, misturando-se com as nuvens.
As autoridades disseram não haver registo de qualquer dano imediato, mas ainda assim o nível de alerta foi aumentado para 5 e as pessoas que vivem nas redondezas, num total de 51, receberam ordens para abandonar a área.
Sakurajima, que frequentemente lança fumo e cinzas, é um dos locais turísticos mais famosos do Japão. O vulcão entrou em erupção quatro vezes entre sábado e domingo à tarde, com a pluma (cinza vulcânica emitida durante uma erupção) a atingir até 1.200 metros.
O Japão tem muitos vulcões ativos, já que está localizado no chamado 'Anel de Fogo do Pacífico', onde muitos dos terramotos e erupções vulcânicas do mundo são registados.
A última vez que o Japão emitiu um alerta de evacuação máxima para um vulcão foi quando o vulcão da ilha Kuchinoerabu entrou em erupção, em 2015.
Leia Também: No Japão, uma "caixa para bebés" tornou-se numa "rede de segurança"