O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou que a primeira exportação de cereais ucranianos desde o início da invasão russa “ainda não é nada”, uma vez que as 26 mil toneladas enviadas para o Líbano são apenas uma fração da colheita que Kyiv tem de vender para recuperar a sua economia.
“Ainda recentemente, graças à ONU e à Turquia, tivemos um primeiro navio a exportar cereais, mas ainda não é nada. Mas esperamos que seja uma tendência que continue”, disse numa intervenção, através de vídeo, dirigida a estudantes de 20 universidades da Austrália.
Segundo o chefe de Estado, a Ucrânia tem de exportar, no mínimo, 10 milhões de toneladas de cereais para ajudar a reduzir o seu défice orçamental.
View this post on Instagram
Sublinhe-se que o navio Razoni já foi inspecionado em Istambul, na Turquia, e vai seguir caminho para o Líbano. Segundo o governo turco, a equipa de inspeção - constituída por funcionários da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas - terminou a revisão do navio, que está ancorado na costa de Istambul, no Mar Negro, perto da foz do Bósforo.
Leia Também: AO MINUTO: Zaporizhzhia "fora de controlo"; Cereais seguem para o Líbano