As autoridades sanitárias norte-americanas estão a avisar as pessoas infetadas com o vírus Monkeypox acerca da possibilidade de transmitirem a infeção para os animais de companhia, aconselhando-as a manterem alguma distância face aos mesmos, relata a Associated Press.
As evidências de que os animais podem também apanhar a doença foram reforçadas depois de ter sido confirmado um caso de infeção num cão francês, após ter estado em contacto próximo com indivíduos infetados.
Anteriormente, tinham já sido detetados casos de infeção pelo vírus Monkeypox em roedores e noutros animais selvagens, que podem passar o vírus ao ser humano. Porém, este tratou-se do primeiro caso de infeção num animal doméstico.
Este caso levou o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos a reforçar os alertas para a possibilidade destas ocorrências.
De acordo com o CDC, os animais de estimação que entrem em contacto próximo com uma pessoa sintomática devem ser mantidos em casa e afastados de outros animais e de pessoas durante um período de 21 dias, contabilizados após o contacto mais recente com o vírus.
Leia Também: Cão francês é o primeiro a apanhar Monkeypox através de humanos