Um enorme volume de chuva caiu durante a madrugada desta segunda-feira sobre a cidade norte-americana de Dallas, no estado do Texas, forçando centenas de pessoas a abandonar os seus carros nas estradas.
Segundo a NBC News, citando as entidades meteorológicas norte-americanas, caíram cerca de 22 centímetros de chuva em apenas seis horas - um número muito alto, tendo em conta que a média de chuva acumulada ao longo dos três meses que dura o verão é de cerca de 20 centímetros.
A chuvada madrugadora chegou a atingir os 12 centímetros por hora, e muitos tiveram mesmo de desistir das viaturas, condenadas a serem submersas pela cheia repentina.
Balch Springs has seen more than 10 inches of rain in just a few hours. https://t.co/D8s20R0tcM : @sydneypersing pic.twitter.com/X1OkaRjk0P
— WFAA (@wfaa) August 22, 2022
Vídeos publicados por uma jornalista local dão conta dos esforços das autoridades em resgatar civis, no meio da forte tempestade.
Rescues are underway in balch springs @wfaa pic.twitter.com/A8pyRbvOBq
— Sydney Persing (@sydneypersing) August 22, 2022
Segundo o Departamento de Bombeiros de Dallas, foram registadas 186 ocorrências devido às inundações, nesse período de tempo, além de 314 acidentes. Já a cidade do lado, Fort Worth, registou 133 ocorrências - sendo que a cidade foi forçada a parar o tráfego aéreo no seu aeroporto, devido ao risco de trovoadas.
A inundação surge também pouco depois do reinício do ano escolar nos Estados Unidos, pelo que muitas escolas foram forçadas a arrancar o dia de aulas mais tarde, devido a atrasos nos transportes públicos escolares.
Depois de um verão de temperaturas elevadas e fortes incêndios florestais, especialmente no noroeste do país, no estado da Califórnia, alguns estados enfrentam agora fortes cheias, o que pode ser mais um sinal do impacto das alterações climáticas no agravamento de fenómenos meteorológicos - no estado do Kentucky, por exemplo, morreram mais de 30 pessoas devido às chuvas registadas no início do mês.
Leia Também: Vídeo mostra resgates inacreditáveis nas cheias de Kentucky