Um sismo de magnitude 6,1 foi sentido, esta segunda-feira, na ilha indonésia de Sumatra, segundo reportado pela agência de geofísica do país, aqui citada pela Reuters. Tratou-se do terceiro abalo a registar-se na região durante este dia.
A agência indonésia de meteorologia e geofísica (BMKG) registou o sismo, de epicentro pouco profundo, perto das ilhas Mentawai. ao largo da costa ocidental de Sumatra. O mesmo foi sentido pelas 10h30, hora local (4h30 em Portugal continental).
Anteriormente, a agência indonésia tinha contabilizado a magnitude do abalo em 6,4, tendo revisto a mesma para 6,1, segundo um porta-voz da BMKG. Não foi emitido, até ao momento, qualquer alerta de risco de tsunami.
O mesmo foi fortemente sentido, durante vários segundos, pelos residentes nas ilhas Mentawai, na capital provincial de Padang, e na zona montanhosa circundante de Bukitinggi, segundo citado num comunicado a que a Reuters teve acesso. Até ao momento, não há relatos de baixas, embora tenham sido contabilizados danos menores em alguns edifícios.
Este foi o mais forte dos três sismos consecutivos que se sentiram na região, de intensidade crescente, desde as primeiras horas desta segunda-feira. O primeiro abalo foi de magnitude 5,2, seguindo-se um outro de 5,4.
A mesma agência alertou para a possibilidade de poderem ocorrer tremores secundários na zona, pedindo às populações que permanecessem calmas.
De recordar que, em 2009, a cidade de Padang, na ilha de Sumatra, foi atingida por um sismo de magnitude 7,6, que tirou a vida a mais de 1.100 pessoas, feriu muitas outras e causou uma grande destruição pela região.
Isto porque a Indonésia se insere no Anel de Fogo do Pacífico, onde diferentes placas tectónicas se encontram e, consequentemente, dão origem a uma frequente atividade sísmica.
Leia Também: Sismo de 2.5 na escala de Richter registado perto da Lourinhã