Irit Lillian, diplomata sénior que esteve no comando da Embaixada de Israel em Ancara nos últimos dois anos, servirá como embaixador, comunicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel.
Lillian é a primeira pessoa a ocupar o cargo desde 2018, quando a Turquia retirou o seu embaixador de Israel e expulsou o embaixador israelita.
Na ocasião, o Governo turco protestou contra a morte de dezenas de palestinianos por israelitas na fronteira de Gaza.
As relações bilaterais começaram a deteriorar-se após a eleição de Recep Tayyip Erdogan, um crítico do tratamento de Israel aos palestinianos, como primeiro-ministro em 2003.
As tensões atingiram o pico em 2010, quando as forças israelitas atacaram um navio turco que rompeu o bloqueio do Estado judeu para entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza governada pelo Hamas. Nove ativistas turcos foram mortos.
Num passo em direção a reaproximação, o Presidente israelita, Isaac Herzog, visitou a Turquia em março para se encontrar com Erdogan.
Os dois países anunciaram oficialmente em junho a restauração das relações diplomáticas em pleno, incluindo uma troca de embaixadores.
Leia Também: Cisjordânia. Dois palestinianos e um oficial israelita mortos em tiroteio